Em conformidade com a Resolução nº 6.033, de 21 de dezembro de 2023, da ANTT, a FlixBus compromete-se a realizar a venda de passagens, em observância às seguintes regras:
1. Somente realizará a venda de bilhetes de passagem e a concessão de gratuidades e descontos previstos em lei para viagens previamente cadastradas e habilitadas em sistema da ANTT.
2. A FlixBus será remunerada mediante preço pago pelo bilhete de passagem e pela comercialização de serviços acessórios prestados simultaneamente ao serviço de transporte, com liberdade para fixar o preço a ser pago pelos serviços.
3. O preço do serviço poderá ser acrescido de taxa de embarque, eventualmente cobrada pela instalação utilizada como ponto de embarque
dos passageiros.
4. Poderão ser disponibilizados para compra serviços acessórios ao transporte de passageiros em nos canais de atendimento físicos e digitais, tais como reserva de assentos e bagagem especial, sendo que o preço destes serviços pode variar a depender da viagem selecionada. Os serviços acessórios disponíveis encontram-se listados neste Guia (Capítulo 4) e, também podem ser consultados através do site.
5. Os Bilhetes de Passagem poderão ser adquiridos usando diferentes métodos de pagamento, desde que disponibilizados no site de reservas, aplicativo ou no ponto de vendas.
6. Para compras na Internet, o pagamento poderá ser efetuado mediante: Pix; Cartão de crédito (Mastercard/Visa/Elo/Hipercard); Google Pay; Apple Pay. Os métodos de pagamento disponíveis no aplicativo e no website podem variar. Para compras diretamente nos pontos de venda/agências de viagens: o usuário deverá observar as fomas de pagamento oferecidas nos respectivos pontos de venda e agências, incluindo pagamentos em espécie, quando ofertado.
Valores remanescentes de compras referentes a gratuidades e descontos sociais, em meio digital, a forma de pagamento é exclusivamente via Pix.
7. Nas compras com cartão de crédito, é possível parcelar em até 4 vezes sem juros, desde que a parcela mínima seja R$ 50,00 (cinquenta reais).
8. No preço do serviço está incluído, a título de franquia, o transporte de bagagem despachada e no porta-embrulhos, observados os limites máximos previstos.
9. A FlixBus poderá ofertar preços diferenciados em seções e horários específicos, não sendo obrigatório o oferecimento de igual valor nas demais seções e horários da linha, ou em todas as poltronas disponibilizadas na mesma viagem.
10. A venda de bilhetes de passagem será efetuada nos pontos de venda físico da FlixBus, próprios ou terceirizados, bem como online através de agências de viagem e através do site ou aplicativo da FlixBus. Consulte aqui os nossos pontos de venda.
11. As viagens serão habilitadas no sistema e os bilhetes disponibilizados para venda com antecedência mínima de (i) 30 (trinta) dias para as viagens relativas à regularidade mínima, em que o serviço convencional deverá obrigatoriamente ser ofertado; (ii) 72 (setenta e duas) horas para as demais viagens do serviço convencional; e (iii) 2 (duas) horas para as demais viagens.
12. No caso dos pontos (i) e (ii) acima, aplicam-se os referidos prazos à disponibilização de gratuidades e descontos previstos em lei, conforme previsão do capítulo 2 desse guia.
13. Os endereços, horários de atendimento e meios de contato serão disponibilizados aos usuários em todos os pontos de venda, conforme previsão do Capítulo 12 desse guia.
14. É vedada a venda de passagens no interior do veículo, em todas as linhas de viagens comercializadas pela FlixBus. Caso o usuário se depare com a oferta de passagens em violação a essa disposição, a prática pode ser denunciada através dos canais indicados no Capítulo 12 desse guia.
15. O preço do serviço para uma mesma viagem poderá ser diferenciado em função do ponto de venda utilizado ou de outras condições definidas e previamente informadas nos termos e condições aplicáveis.
16. Caso haja divergência entre o preço divulgado e o preço no momento da compra e, na hipótese de não ter sido previamente informadas as condições do preço divulgado, prevalecerá o preço mais favorável ao usuário.
17. A FlixBus, por liberalidade, poderá realizar campanhas de disponibilização de bilhetes promocionais, os quais serão limitados a três por pessoa em cada campanha, podendo cancelar reservas que excedam esse número, salvo em promoções especiais em que seja expressamente permitida a compra em número superior. A revenda e uso comercial desses bilhetes é expressamente vedado e, constatada a ocorrência a empresa poderá suspender as passagens revendidas. Em casos de fraude ou atividades suspeitas relacionadas à compra ou uso de bilhetes, a FlixBus poderá bloquear contas, exigir formas alternativas de pagamento ou cancelar bilhetes, ficando o usuário, portanto, impossibilidade de validar ou resgatar os respectivos bilhetes.
18. As passagens promocionais estão sujeitas à disponibilidade e podem não estar mais disponíveis no momento da compra devido a variação na ocupação e antecedência da viagem.
19. Cada reserva permite o resgate de um voucher, utilizável online. Vouchers de crédito cobrem todo o pedido, assim entendido como serviço de transporte e serviços acessórios contratados, enquanto vouchers de desconto percentual ou para viagens gratuitas só cobrem a passagem, excluindo serviços adicionais. O uso de vouchers promocionais é limitado a três por pessoa, com reservas excedentes sujeitas a cancelamento, exceto em promoções especiais. Vouchers gratuitos emitidos em atividades de marketing expiram após a primeira reserva. A revenda ou uso comercial de vouchers é proibida e penalizada com bloqueio de passagens. O saldo não utilizado de um voucher será anulado. Em casos de fraude ou suspeita, podemos fechar contas, exigir outro pagamento, suspender vouchers e cancelar bilhetes.
20. Uma taxa de serviço é aplicada a reservas online para cobrir encargos administrativos e não é reembolsável em caso de cancelamento. Reservas feitas em agências e revendedores podem ter taxas adicionais.
21. Os bilhetes de passagem terão a validade improrrogável de 1 (um) ano a partir da data da primeira emissão.
22. No ato da compra de sua passagem em nossos guichês e pontos de venda, será emitido o Bilhete de Passagem Eletrônico (Bpe) e fornecidos de forma impressa o Documento Auxiliar de Bilhete Eletrônico (DABPe) e o bilhete de embarque FlixBus, contendo a todas as informações da viagem.
23. Para compras realizadas de forma online, o DABPe e o bilhete de embarque FlixBus são fornecidos digitalmente e encaminhados imediatamente após a confirmação da compra para o e-mail indicado no processo de aquisição.
24. O passageiro poderá solicitar, a qualquer momento e desde que não tenha utilizado o serviço, a reemissão de sua via do bilhete de passagem ou do DABPE, mediante apresentação de documento oficial com foto e do CPF, se o possuir.
25. Os pedidos de cancelamento deverão observar as disposições do Capítulo 3 desse guia.
26. O não comparecimento do passageiro para embarque sem que tenha solicitado o cancelamento do bilhete de passagem com antecedência de 3(três) horas antes do horário de início de sua viagem, acarretará a perda do direito ao reembolso.
27. Constarão nos bilhetes de passagens, sem prejuízo de outras informações: (i) identificação da autorizatária, com indicação do CNPJ e razão social endereço; e número do SAC; (ii) identificação do bilhete, contendo: o número do bilhete, a chave de acesso do BP-e, quando for o caso, o local de emissão do bilhete; e a data e horário da emissão do bilhete; (iii) identificação da viagem, com indicação do prefixo da linha, ou outro código de identificação do serviço definido pela ANTT; e municípios de origem e destino da linha; (iv) identificação do passageiro, especificamente os seguintes dados: nome, número e tipo do documento de identificação oficial, número do CPF, se o possuir, número ou código de identificação do documento comprobatório do benefício de gratuidades e descontos previstos em lei, quando for o caso; (v) serviço comercializado e informações para embarque, indicando: município e local de embarque do passageiro, data e horário de apresentação para embarque, data e horário do início da viagem do passageiro, classe do serviço (quando for o caso), número da poltrona; e município e local de desembarque do passageiro; e (vi) informações sobre os valores pagos, especificamente: o preço do serviço, o valor dos impostos, a taxa de embarque (se houver), a categoria do beneficiário, nos casos de gratuidades e descontos previstos em lei; e regra aplicada ao bilhete para transferência e remarcação; e, por fim, (vii) a indicação de que os direitos e deveres dos passageiros podem ser consultados no Guia de Orientação aos Passageiros.
28. Caso o usuário tenha cometido erro em sua reserva, é possível fazer alterações em até 60 minutos depois de concluir a reserva. Esta regra, entretanto, não inclui viagens que já foram alteradas. Além disso, se o usuário precisar alterar as suas informações de contato, poderá fazer alterações gratuitamente até 15 minutos antes do horário de partida do ônibus.