Sobre a Flix

Promovemos viagens sustentáveis e acessíveis para todos

Flix em resumo

A Flix é uma empresa líder global em tecnologia de viagens, fornecendo soluções de viagens sustentáveis e acessíveis para mais de 400 milhões de viajantes desde o seu lançamento, em mais de 40 países em 4 continentes, por meio de suas marcas FlixBus, FlixTrain, Greyhound e Kâmil Koç. Aproveitando um modelo de negócios com poucos ativos e uma plataforma tecnológica inovadora para viajantes e parceiros, a Flix, lançada em 2013, alcançou rapidamente posições de liderança no mercado de viagens de ônibus de longa distância na Europa, América do Norte e Turquia, e está se expandindo rapidamente para a América do Sul e Ásia. A Flix atende a um mercado cada vez maior de ônibus e trens de longa distância, impulsionada por uma maior conscientização da sociedade em relação ao meio ambiente, e tem como objetivo tornar-se neutra em carbono na Europa até 2040 e globalmente até 2050. Para avaliar seu progresso em uma estrutura cientificamente reconhecida, a Flix estabeleceu metas de curto prazo para a redução de emissões com a iniciativa Science Based Targets.  
 

Principais fatos e números

40+

países em 4 continentes

5,600

destinos

400+

milhões de passageiros desde o lançamento

1,000+

parceiros de ônibus

5,500+

ônibus nas estradas

13+

FlixTrains na Alemanha

25+

escritórios

5,500+

funcionários

100+

nacionalidades

Modelo de negócios da Flix

A plataforma tecnológica altamente escalável da Flix, que está no centro de seu modelo de negócios, é feita sob medida para oferecer os melhores resultados da categoria para viajantes e parceiros. Ao combinar planejamento de rede, marketing e precificação, a Flix usa soluções inovadoras para permitir viagens confortáveis, mais sustentáveis e acessíveis em todo o mundo. Por meio de sua plataforma tecnológica e aplicativo fácil de usar, a Flix cria uma experiência de viagem adaptada às necessidades dos passageiros e conecta os viajantes com parceiros de ônibus locais que fornecem transporte, garantindo uma frota moderna que segue os mais altos padrões de segurança. Esse modelo de negócios com poucos ativos transformou uma start-up europeia em uma campeã de tecnologia de viagens líder e em constante expansão global.

Viagens sustentáveis

Com um fator de emissão médio de 27,8g de CO₂ por passageiro/km, viajar com a FlixBus na Europa pode reduzir a pegada de carbono em quase 6 vezes em comparação com dirigir e 8 vezes em comparação com voar. Além disso, ao reservar as viagens, os passageiros podem optar por compensar suas emissões fazendo uma doação para a ONG ambiental de renome internacional atmosfair. Em 2023, os passageiros da Flix evitaram 1,1 milhão de toneladas de CO₂ ao escolher os FlixBuses e FlixTrains em vez de outros meios de transporte. Impulsionada pelo aumento da conscientização sobre viagens sustentáveis, a Flix tem como objetivo tornar-se neutra em carbono na Europa até 2040 e globalmente até 2050. Para avaliar seu progresso em uma estrutura cientificamente reconhecida, a Flix estabeleceu metas de curto prazo para a redução de emissões com a iniciativa Science Based Targets.

História da Flix Tech

As complexidades das viagens terrestres de longa distância exigem uma solução de tecnologia altamente sofisticada, que a Flix oferece por meio de sua pilha de tecnologia proprietária e dimensionável. A plataforma tecnológica altamente escalonável da Flix está no centro de nossa proposta de valor e opera como um volante de inércia que se reforça automaticamente, feito sob medida para oferecer os melhores resultados da categoria para viajantes e parceiros. Um processo de reserva simplificado permite que os clientes naveguem facilmente pela plataforma e pelo aplicativo de fácil utilização, escolhendo entre alta frequência e densidade de rede, preços acessíveis e serviço consistente de alta qualidade. Desde a pesquisa de uma viagem específica, passando pela seleção de conexões e serviços auxiliares a bordo, até o pagamento por meio de soluções de pagamento perfeitamente integradas, os viajantes experimentam um processo de reserva conveniente de ponta a ponta.

Os parceiros se beneficiam do acesso a uma nova gama de clientes, de um fluxo de receita adicional estável e previsível, da tomada de decisões baseada em dados, da utilização otimizada e da economia de custos por meio da plataforma da Flix. Esses aspectos enfatizam a posição da Flix como uma empresa líder em soluções de viagens orientadas por tecnologia, proporcionando um valor inigualável para viajantes e parceiros. Para garantir a entrega de uma experiência de usuário premium, a escalabilidade em aplicativos de IA e aprendizado automatizado é uma das principais prioridades estratégicas da Flix.

495+ M

Mais de 495 milhões de assentos gerenciados diariamente por nosso sistema baseado em IA

1.2 M

Aproximadamente 1,2 milhão de viagens previstas diariamente

44+ M

Mais de 44 milhões de assentos com preço re-otimizado, em média, todos os dias

Marcas do grupo Flix

Com seu modelo de negócios eficiente em termos de ativos, o grupo opera marcas voltadas para o consumidor, como FlixBus e FlixTrain, Kâmil Koç na Turquia e a icônica Greyhound na América do Norte.

Gerenciamento Flix

André Schwämmlein, fundador e CEO

André Schwämmlein, fundador e CEO

Funções comerciais e de negócios globais

André Schwämmlein é cofundador e CEO (Chief Executive Officer) da Flix. Sua crença no transporte coletivo alternativo e sustentável o inspirou a discutir a possibilidade de um mercado desregulamentado com seus atuais cofundadores enquanto era consultor do Boston Consulting Group (BCG) em 2009 e, posteriormente, fundou a Flix em 2011. Como CEO da Flix, Schwämmlein está liderando a empresa para concretizar a visão de permitir que seus clientes vivenciem o mundo. Sob sua liderança, a Flix se tornou claramente a líder do mercado global em todas as principais regiões geográficas e se expandiu para vários países. Ele também atua como membro dos conselhos de supervisão da Scout24 SE e da ABOUT YOU Holding SE e é membro do Partido Verde da Alemanha desde 2002.

Daniel Krauss, fundador e CIO

Daniel Krauss, fundador e CIO

Tecnologia e Recursos Humanos    

Como diretor de informações (CIO) e diretor de RH (CHRO) da Flix, Daniel Krauss gerencia a tecnologia e as pessoas da empresa. Juntamente com seus cofundadores, ele desenvolveu a Flix como um provedor de transporte internacional. Krauss também é investidor e membro de conselhos consultivos em empresas como Baby1one e uvex. Ele está convencido de que a educação, o empreendedorismo e a inovação podem fazer a sociedade avançar substancialmente. Ele é professor frequente na Universidade Friedrich Alexander, em Erlangen-Nuremberg, e sócio fundador da iniciativa FightBack, que promove mudanças em direção a uma sociedade mais sustentável. Ele também é acionista ativo da maior ONG de educação empresarial da Alemanha, STARTUP TEENS , bem como acionista e curador da CODE-University. 

Christoph Debus, CFO

Christoph Debus, CFO

Funções financeiras e jurídicas

Christoph Debus assumiu o cargo de diretor financeiro (CFO) da Flix no início de março de 2022. Em seu cargo, ele é responsável pelas funções financeiras e jurídicas da Flix. Debus é especialista no setor de transportes e ocupou vários cargos de gerência no mercado de capitais que vão além das atividades tradicionais de CFO em uma base interdisciplinar. Anteriormente, ele foi CEO do Thomas Cook Group Airlines e, mais recentemente, CFO da Condor, onde reposicionou a empresa com sucesso.

Max Zeumer, COO

Max Zeumer, COO

Novos mercados

Max Zeumer, diretor de operações (COO), começou sua jornada na Flix no início de 2015 e, desde então, tem gerenciado com sucesso os mercados internacionais. Como COO desde abril de 2022, ele lidera a expansão global com foco na América do Norte e em mercados emergentes, como Brasil, Chile e Índia, ao mesmo tempo em que supervisiona as funções globais de marketing comercial e gerenciamento de receita. Com uma formação acadêmica diversificada, incluindo Ciência da Computação, Filosofia e um MBA da Columbia Business School, ele aprimorou suas habilidades como consultor no Boston Consulting Group, onde logo descobriu sua paixão por revolucionar os setores tradicionais por meio da digitalização. Seu compromisso em promover a colaboração e a sinergia entre fronteiras está tendo um impacto significativo na reformulação do setor global de viagens.

Fabian Stenger, COO

Fabian Stenger, COO

Supply e mercados europeus

Fabian Stenger, diretor de operações do grupo (COO), iniciou sua jornada na Flix em 2013, desenvolvendo com sucesso o mercado na Alemanha e, posteriormente, também no norte e leste da Europa. Como COO a partir de abril de 2022, Stanger hoje lidera o negócio de ônibus europeu e supervisiona o lado da oferta do negócio global, liderando o planejamento da rede, o gerenciamento de parceiros, incluindo a transformação da frota, as operações e o atendimento ao cliente. Com experiência de início de carreira na Bain & Co. e formação acadêmica na Universidade de St. Gallen, na Suíça, juntamente com mais de uma década de experiência na Flix, sua liderança estratégica e compromisso com a sustentabilidade estão impulsionando o sucesso da Flix, moldando seu futuro e impacto global.