Sobre a Flix
Promovemos viagens sustentáveis e acessíveis para todos
Flix em resumo
A Flix é uma empresa líder global em tecnologia de viagens, com o objetivo de fornecer soluções de viagens sustentáveis e acessíveis, com um histórico de oferecer essas soluções a mais de 500 milhões de viajantes desde o seu lançamento, em mais de 40 países em 4 continentes por meio de suas marcas FlixBus, FlixTrain, Greyhound e Kâmil Koç. Aproveitando um modelo de negócios com poucos ativos e uma plataforma tecnológica inovadora para viajantes e parceiros, a Flix alcançou rapidamente posições de liderança no mercado de viagens de ônibus de longa distância na Europa, América do Norte e Turquia, e está se expandindo rapidamente pela América do Sul e Ásia. A Flix atende a um mercado cada vez maior de ônibus e trens de longa distância, impulsionado por uma maior conscientização da sociedade em relação ao meio ambiente, e tem como objetivo atingir operações Net Zero na Europa até 2040 e globalmente até 2050. Além disso, a Flix se comprometeu com a iniciativa Science Based Targets (SBTi), uma estrutura científica universalmente reconhecida, estabelecendo metas de curto prazo para reduzir seu impacto já em 2032. Saiba mais aqui.
Principais fatos e números
40+
8,000+
500+
1,000+
5,000+
10+
25+
5,500+
100+
Modelo de negócios da Flix

© Flix SE
A plataforma tecnológica altamente escalável da Flix, que está no centro de seu modelo de negócios, é feita sob medida para oferecer os melhores resultados da categoria para viajantes e parceiros. Ao combinar planejamento de rede, marketing e preços, a Flix usa soluções inovadoras para permitir viagens confortáveis, mais sustentáveis e acessíveis em todo o mundo. Por meio de sua plataforma tecnológica e aplicativo fácil de usar, a Flix cria uma experiência de viagem adaptada às necessidades dos passageiros e conecta os viajantes com parceiros de ônibus locais que fornecem transporte, garantindo uma frota moderna que segue os mais altos padrões de segurança. Esse modelo de negócios com poucos ativos transformou uma start-up europeia em uma líder em tecnologia de viagens em expansão global.
Viagens sustentáveis
Com um fator de emissão médio de 27,8 g de CO₂ por passageiro-quilômetro, viajar com a FlixBus na Europa, por exemplo, pode reduzir a pegada de carbono de uma pessoa em pelo menos cinco vezes em comparação com o carro e 10 vezes em comparação com o avião, com desempenhos quase tão bons quanto os dos trens interurbanos.*
Ao escolher os serviços da Flix em vez de outros meios de transporte que emitem mais CO₂ por passageiro-quilômetro, de acordo com pesquisas científicas, em 2024 os passageiros da Flix evitaram uma estimativa de 1,5 milhão de toneladas de CO₂.
Esse cálculo segue as diretrizes do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) e usou dados de pesquisas com clientes após a viagem, métricas operacionais e fatores de emissão da análise Well-to-Wheel da Flix (2021). A Flix reconhece os desafios em estabelecer cenários contrastantes confiáveis, incluindo baixas taxas de resposta às pesquisas e dados incompletos sobre o consumo de combustível dos parceiros de ônibus. Para garantir a credibilidade, a empresa aplicou abordagens cautelosas e considerou possíveis efeitos rebote. Esta metodologia foi revisada e aprovada por uma empresa de certificação independente em 2023. Como a metodologia adotada em 2024 é a mesma do ano anterior, não foi obtida nenhuma garantia adicional de terceiros em 2024.
Mais informações disponíveis na Metodologia de emissões evitadas (2024).
Em consonância com sua visão de impulsionar a sustentabilidade em viagens de longa distância, a Flix tem como objetivo alcançar operações Net Zero na Europa até 2040 e globalmente até 2050. Além disso, a Flix se comprometeu com a iniciativa Science Based Targets (SBTi), uma estrutura científica universalmente reconhecida, estabelecendo metas de curto prazo para reduzir seu impacto já em 2032. Em abril de 2024, a SBTi validou essas metas, reconhecendo, assim, que a estratégia da Flix está alinhada com as metas climáticas globais. Saiba mais aqui.
História da Flix Tech

© Flix SE
A complexidade das viagens terrestres de longa distância exige uma solução tecnológica altamente sofisticada, que a Flix oferece por meio de sua estrutura tecnológica própria e expansível. A plataforma tecnológica altamente escalonável da Flix está no centro de nossa proposta de valor e opera como um volante de inércia que se reforça automaticamente, feito sob medida para oferecer os melhores resultados da categoria para viajantes e parceiros. Um processo de reserva simplificado permite que os clientes naveguem facilmente pela plataforma e pelo aplicativo de fácil utilização, escolhendo entre alta frequência e densidade de rede, preços acessíveis e serviço consistente de alta qualidade. Desde a pesquisa de uma viagem específica, passando pela seleção de conexões e serviços auxiliares a bordo, até o pagamento por meio de soluções de pagamento perfeitamente integradas, os viajantes experimentam um processo de reserva conveniente de ponta a ponta;

© Flix SE
Os parceiros se beneficiam do acesso a uma nova gama de clientes, de um fluxo de receita adicional estável e previsível, da tomada de decisões baseada em dados, da utilização otimizada e da economia de custos por meio da plataforma da Flix. Esses aspectos enfatizam a posição da Flix como uma empresa líder em soluções de viagens orientadas por tecnologia, proporcionando um valor inigualável para viajantes e parceiros. Para garantir o fornecimento de uma experiência de usuário premium, a escalabilidade em aplicativos de IA e aprendizado de máquina é uma das principais prioridades estratégicas da Flix.
495+ M
1.2 M
44+ M
Marcas do Grupo Flix
Com seu modelo de negócios eficiente em termos de ativos, o grupo opera marcas voltadas para o consumidor, como FlixBus e FlixTrain, Kâmil Koç na Turquia e a icônica Greyhound na América do Norte.
Administração da Flix

André Schwämmlein, fundador e CEO
Funções comerciais e de negócios globais
André Schwämmlein é cofundador e CEO (Chief Executive Officer) da Flix. Sua crença no transporte coletivo alternativo e sustentável o inspirou a discutir a possibilidade de um mercado desregulamentado com seus atuais cofundadores enquanto era consultor do Boston Consulting Group (BCG) em 2009 e, posteriormente, fundou a Flix em 2011. Como CEO da Flix, Schwämmlein está liderando a empresa para concretizar a visão de permitir que seus clientes vivenciem o mundo. Sob sua liderança, a Flix tornou-se claramente líder do mercado global em todas as principais regiões geográficas e expandiu-se para vários países. Ele também atua como membro dos conselhos de supervisão da Scout24 SE e da ABOUT YOU Holding SE e é membro do Partido Verde da Alemanha desde 2002.

Daniel Krauss, fundador e CIO
Tecnologia e pessoas/RH
Como diretor de informações (CIO) e diretor de RH (CHRO) da Flix, Daniel Krauss gerencia a tecnologia e as pessoas da empresa. Junto com seus cofundadores, ele desenvolveu a Flix como um provedor de transporte internacional. Krauss também é investidor e membro de conselhos consultivos em empresas como Baby1one e uvex. Ele está convencido de que a educação, o empreendedorismo e a inovação podem fazer a sociedade avançar substancialmente. Ele é professor frequente na Friedrich Alexander University em Erlangen-Nürnberg e sócio fundador da iniciativa FightBack, que promove mudanças para uma sociedade mais sustentável. Ele também é acionista ativo da maior ONG de educação empresarial da Alemanha, a STARTUP TEENS , bem como co-acionista e curador da CODE-University.

Benjamin Gubitz, CFO
Funções financeiras e jurídicas
Benjamin Gubitz ingressou na Flix em 2015 e assumiu o cargo de diretor financeiro (CFO) da Flix no início de janeiro de 2025. Em seu cargo, ele é responsável por todas as funções financeiras e jurídicas da Flix. Antes de assumir o cargo de CFO, Gubitz ocupou vários cargos de liderança sênior, responsável por controladoria e relações com investidores na Flix. Durante seu tempo na empresa, ele desempenhou um papel fundamental no fechamento de várias rodadas de financiamento, criou a equipe de controle do grupo e trabalhou em vários projetos de fusões e aquisições, entre eles a compra da Greyhound Lines em 2021. Antes da Flix, ele foi líder de projeto na BCG. Gubitz é PhD em Ciência Política.

Max Zeumer, COO
Demanda e novos mercados
Max Zeumer, diretor comercial (CCO), começou sua jornada na Flix no início de 2015 e, desde então, tem gerenciado com sucesso os mercados internacionais. Como CCO, ele tem liderado a expansão global, concentrando-se na América do Norte e em mercados emergentes como Brasil, Chile e Índia, ao mesmo tempo em que supervisiona as funções globais de marketing comercial e gerenciamento de receita. Com uma formação acadêmica diversificada, incluindo Ciência da Computação, Filosofia e um MBA da Columbia Business School, ele aprimorou suas habilidades como consultor no Boston Consulting Group, onde logo descobriu sua paixão por revolucionar os setores tradicionais por meio da digitalização. Seu compromisso em promover a colaboração e a sinergia entre fronteiras está tendo um impacto significativo na reformulação do setor global de viagens por meio da digitalização.

Fabian Stenger, COO
Fornecimento e mercados europeus
Fabian Stenger, Diretor de Operações do Grupo (COO), iniciou sua jornada na Flix em 2013, desenvolvendo com sucesso o mercado na Alemanha e, posteriormente, também no norte e leste da Europa. Como COO a partir de abril de 2022, Stenger hoje lidera o negócio de ônibus europeu e supervisiona o lado da oferta do negócio global, liderando o planejamento da rede, o gerenciamento de parceiros, incluindo a transformação da frota, operações e atendimento ao cliente. Com experiência de início de carreira na Bain & Co. e formação acadêmica na Universidade de St. Gallen, na Suíça, juntamente com mais de uma década de experiência na Flix, sua liderança estratégica e compromisso com a sustentabilidade estão impulsionando o sucesso da Flix, moldando seu futuro e impacto global.
*Dados provenientes de cálculos próprios, análise da atmosfair, UBA 2023, US EPA 2024. Para obter mais informações, consulte a Metodologia de emissões evitadas da Flix (2024).