Uma nova era para as viagens de trem: FlixTrain encomenda 65 novos trens europeus de alta velocidade

27/05/2025

Munique, 27 de maio de 2025 – A FlixTrain, subsidiária da empresa global de tecnologia de viagens Flix SE, anunciou hoje a encomenda de 65 novos trens europeus de alta velocidade. A Talgo fornecerá os trens e alguns serviços de manutenção, enquanto a Siemens será responsável pelas locomotivas. O contrato tem valor de até 2,4 bilhões de euros, dos quais 1 bilhão já foi comprometido firmemente.

Com essa iniciativa estratégica, a FlixTrain responde à crescente demanda por viagens ferroviárias rápidas e acessíveis. A empresa pretende usar os novos trens para aproveitar o enorme potencial de mercado na Alemanha e na Europa. O mercado ferroviário de alta velocidade na Alemanha deve crescer 45% até 2030, em comparação com o volume de 2021. Em toda a Europa, o potencial é ainda maior – cerca de 27 bilhões de euros em 2023, com crescimento anual esperado de 4 a 5%, segundo o Estudo de Mercado de Viagens de Longa Distância OC&C (2023). Só em 2024, a FlixTrain expandiu sua oferta em 40% e registrou um crescimento significativo de passageiros, com base nos fortes resultados do ano anterior.

“Estamos seguindo uma estratégia de longo prazo com a FlixTrain e vamos expandir significativamente nossos serviços nos próximos anos”, afirma André Schwämmlein, cofundador e CEO da Flix. “Com a enorme expansão da nossa frota, vamos iniciar uma nova era nas viagens de trem na Alemanha e na Europa.” O objetivo geral da FlixTrain é levar mais pessoas a viajar de forma sustentável por trem: “Não planejamos apenas aumentar nossa participação de mercado, mas também expandir significativamente o próprio mercado”.

Apoio político e expansão europeia

Do ponto de vista político, o novo governo alemão reconheceu o imenso potencial das viagens ferroviárias de longa distância ao se comprometer com investimentos de longo prazo em infraestrutura ferroviária e com uma reforma no sistema de acesso às vias na Alemanha. Esses planos podem desbloquear mais investimentos privados no setor ferroviário alemão, promovendo inovação e ampliando a oferta de serviços. Isso levaria a mais concorrência e melhores opções para os clientes.

Patrick Schnieder, Ministro Federal dos Transportes, comenta: “Apoiamos expressamente o investimento da FlixTrain. O fato de uma empresa de tecnologia alemã investir nessa escala é um sinal forte para o mercado ferroviário”.

“O novo governo alemão entendeu a importância de uma estrutura adequada para os serviços ferroviários, e a execução rápida das prioridades acordadas pode levar a investimentos ainda maiores no mercado alemão”, diz Schwämmlein. Ao mesmo tempo, a FlixTrain trabalha em estreita colaboração com a Comissão Europeia para promover as viagens ferroviárias europeias e melhorar a oferta geral para os passageiros.

Trens de última geração impulsionando o crescimento pan-europeu

Os novos FlixTrains serão trens europeus de alta velocidade que poderão atingir até 230 km/h. Eles contarão com embarque sem barreiras – algo que atualmente não está disponível em nenhum trem de longa distância na Alemanha –, sistemas de informação ao passageiro, ar-condicionado, soluções de Wi-Fi de última geração e muitos outros recursos que aumentarão significativamente o conforto dos passageiros. Os trens serão baseados na plataforma técnica dos modelos atualmente entregues às Ferrovias Estatais Dinamarquesas e à Deutsche Bahn. Nos últimos anos, tanto a Flix quanto a Talgo promoveram melhorias para garantir alta eficiência operacional. A tração será fornecida pelas locomotivas Siemens Vectron, que já demonstraram alta confiabilidade em operações anteriores.

Além disso, os trens terão uma pegada europeia única e serão capazes de operar em diversos países europeus, com um conceito universal que permite rápida expansão.

Atualmente, graças à cooperação com o transporte regional, cerca de 650 destinos são acessíveis via FlixTrain; 50 cidades estão diretamente conectadas à ampla rede da FlixTrain. Junto com cerca de 300 paradas da FlixBus somente na Alemanha, a Flix oferece uma proposta intermodal única de viagens de longa distância com serviços internacionais de ônibus e conexões ferroviárias de alta velocidade. Os novos trens têm como objetivo impulsionar a expansão na Alemanha e em outros países europeus. “Vemos a FlixTrain como um produto europeu. A partir do nosso mercado doméstico, queremos tornar o serviço disponível também em outros países”, acrescenta Schwämmlein.