Formação de Preços

Critérios de Formação de Preços e Tarifas


Geral

O procedimento adotado pela FlixBus na definição do preço de um bilhete entre duas localidades segue a nossa estratégia comercial de oferecer tarifas adequadas aos consumidores/passageiros, de acordo com os nossos padrões de conformidade e com a legislação/regulamentação do país onde operamos. O conjunto de critérios adotados pela FlixBus para a composição de preços está apresentado a seguir. É importante citar que, em uma visão de mercado, consideramos também os preços praticados por outros operadores de transporte, não apenas rodoviário, mas também outros meios de transporte, tais como aviões e trens, se disponíveis.

Distância

O primeiro e principal critério que deve ser mencionado é a distância entre as duas localidades do serviço. Para este efeito, as duas localidades poderão ser o ponto de partida e o ponto de chegada da linha, mas também dois locais de parada intermediária do serviço.

Pontos de preços (price points)


A partir da distância, são definidos os vários pontos de preços (price points) que praticamos no decorrer do serviço. Esses pontos de preços são definidos para cada um dos mercados atendidos pelo serviço de transporte autorizados a vender passagens ao público. Em regra, os pontos de preço definidos são mantidos diariamente. Em seguida, é alocado um número determinado de bilhetes disponíveis para cada ponto de preço praticado. Os consumidores/passageiros poderão, então, começar a reservar os seus bilhetes, desde o preço mais barato até ao preço mais alto. A quantidade de bilhetes disponíveis por ponto de preço poderá ser diferente de acordo com a hora de saída, dia da semana ou época do ano, de modo a garantir que, durante a baixa temporada ou em viagens com pouca procura, um maior número de consumidores possa reservar o mesmo trecho a um preço mais barato.

Procura


O preço oferecido pode aumentar em função de um aumento da procura. Na FlixBus promovemos a mobilidade e queremos torná-la acessível ao maior número possível de pessoas, gerando um impacto social positivo. Por isso, oferecemos preços atrativos para estimular a procura, dando a oportunidade às pessoas de viajar a outros pontos do país.

Previsibilidade


O consumidor/passageiro que, através da nossa plataforma ou website, colocar uma passagem em seu "carrinho de compras", terá esse bilhete disponível para compra durante 30 minutos ao mesmo preço. Se optar por não o comprar, o bilhete será disponibilizado para outros consumidores.

Promoções


Durante os períodos de baixa procura ou em épocas específicas podemos oferecer algumas promoções, disponibilizando uma certa quantidade de passagens a preços inferiores ao habitual, para um período de partida específico ou mesmo por meio da disponibilização de um número limitado de cupons de desconto. Permitimos, assim, que mais consumidores usem os nossos serviços. Essas práticas comerciais com redução de preço serão também usadas para promover novas relações, mercados e atrair novos consumidores. Ao oferecer preços mais baratos em comparação com os nossos preços padrão, damos a oportunidade a mais clientes de experimentarem e testarem o nosso produto, bem como de melhorar a nossa relação com os consumidores regulares.

Situações excepcionais


Os preços poderão também sofrer alterações devido a circunstâncias excepcionais, eventos e/ou restrições implementadas que impactem diretamente o transporte coletivo de passageiros. As medidas implementadas pelas autoridades no contexto da pandemia do Covid-19 são um exemplo dessas situações excepcionais.