Reduzindo nosso impacto: com sua contribuição, podemos ir ainda mais longe

Acreditamos que todos devem ter a possibilidade de reduzir sua pegada de carbono ao viajar, independentemente de sua situação econômica. Nesse caso, os meios de transporte coletivos podem desempenhar um papel fundamental.

Ao optar por viagens coletivas, você já está fazendo a diferença. É uma pequena mudança de hábito com uma grande recompensa ambiental.

Veja alguns números: um FlixBus comum na Europa emite 27,8 g de CO2 por pessoa-quilômetro. Isso é pelo menos cinco vezes menos CO2 do que um carro particular e 10 vezes menos CO2 do que um avião.
Além disso, os ônibus quase igualam o desempenho ambiental dos trens interurbanos, o que os torna uma ótima opção de viagem, especialmente em regiões que são escassamente conectadas por trem.

Com base nesses dados (mais informações aqui), os passageiros da Flix evitaram 1,5 milhão de toneladas de emissões de CO2 em todo o mundo em 2024 apenas por escolherem nossos serviços em vez de outros meios, como carros e aviões.

Como você pode ver, a escolha da solução de viagem certa pode ajudar a reduzir seu impacto em grande medida.
E há mais boas notícias: com uma contribuição climática, você pode dar um passo adiante.

O que é uma contribuição climática?

Uma contribuição climática é uma doação financeira voluntária que apoia projetos climáticos verificados que visam reduzir ou remover emissões da atmosfera. Isso não compensa as emissões da sua viagem nem leva à neutralidade climática, mas permite ações climáticas adicionais que vão além da nossa própria cadeia de valor. Fizemos uma parceria com a atmosfair, uma ONG ambiental independente, para tornar isso possível.

Com ela, os mais altos padrões de projeto certificados pela ONU, Gold Standard e Carbon Standards International são mantidos para garantir que sua doação pessoal para o clima seja realmente impactante.

Essa iniciativa não representa um meio de redução direta de emissões e, portanto, não conta para nossas próprias metas de redução de CO2, mas nos permite valorizar o que você pode fazer como passageiro(a).


Como isso funciona?

Você pode optar por contribuir durante a reserva - o valor médio é de cerca de 1-3% da sua tarifa*. Ao reservar sua passagem da FlixBus, basta clicar no botão de contribuição para o clima antes de prosseguir com o pagamento: sua doação será adicionada ao preço da passagem. Com um simples clique durante o processo de reserva, você pode não apenas reduzir as emissões exatas de sua viagem e remover uma parte delas da atmosfera, mas também contribuir diretamente para o financiamento de projetos que visam produzir um impacto positivo nas regiões onde a Flix opera.

Para onde vai sua contribuição climática?

75%: projetos climáticos da atmosfair

A maioria dos projetos desenvolvidos por nossa ONG parceira atmosfair ocorre em regiões do sul global** e são projetos de economia de carbono. Outros são projetos que removem ativamente o carbono da atmosfera.


Fogões eficientes em Ruanda

Na zona rural de Ruanda, a maioria das pessoas depende de fogueiras para cozinhar suas refeições, o que causa altas emissões de CO2, desmatamento maciço e problemas de saúde causados pela fumaça.

Sua contribuição ajuda a financiar a distribuição de fogões Save80 de alta eficiência, com benefícios tangíveis para o meio ambiente e as comunidades locais:

  • Reduz o uso de madeira em 80%
  • Evitou 110.000 toneladas de emissões de CO2 desde 2017
  • Melhora a qualidade do ar dentro das casas e a saúde da família
  • Treina mais de 200 pessoas na montagem e distribuição de fogões

O projeto, que recebeu 2,2 milhões de euros desde 2017, é certificado pela ONU, bem como pela Gold Standard***, e é regularmente auditado de forma independente, garantindo transparência e responsabilidade.

Em 2022, uma fábrica da Save80 foi inaugurada em Kigali, produzindo 40 mil fogões por ano e ajudando a garantir a independência de Ruanda da lenha e oportunidades de emprego e treinamento para os habitantes locais.

A partir de agosto de 2025, sua contribuição apoiará um novo projeto de remoção de carbono na Índia, onde fogões eficientes são usados para combater o desmatamento e a poluição do ar em ambientes fechados. Esses fogões, baseados na tecnologia de pirólise TLUD, reduzem o uso de lenha em 50%, produzem carvão vegetal como subproduto e apoiam o desenvolvimento sustentável em comunidades rurais. Veja as últimas atualizações do projeto aqui.


25%: Fundo para o Futuro da Mobilidade

O Fundo para o Futuro da Mobilidade foi criado pela Flix e pela atmosfair em 2018 para aprimorar as iniciativas de mobilidade sustentável nas comunidades onde a Flix opera. Os projetos são escolhidos por seu potencial de redução de emissões e impacto social.

Do laboratório para a estrada: veja como você nos ajuda a acelerar a transformação da frota

Juntamente com nossos parceiros, nós nos esforçamos para acelerar a transição para a descarbonização total e ajudar qualquer pessoa a reduzir seu impacto no planeta, sem que isso deixe de ser acessível.

Um grande desafio é que as tecnologias de emissão zero dificilmente são escalonáveis para ônibus de longa distância até o momento e, às vezes, as tecnologias de baixa emissão também representam um desafio.
Portanto, enquanto nos envolvemos com parceiros do setor primário para possibilitar o escalonamento dessas soluções no futuro, tentamos limitar nosso impacto já hoje com alternativas mais limpas que o dísel.

Alguns desses projetos-piloto foram viabilizados com o apoio de nossos passageiros e passageiras. Com suas contribuições para o clima, já nos ajudaram a:

  • Ser pioneiros com o primeiro ônibus elétrico de longa distância na Alemanha
  • Ser pioneiros em nossos primeiros ônibus movidos a biogás na região do Benelux e na Escandinávia
  • Colocar dez ônibus equipados com painéis solares na estrada em cinco países
  • Investigar a tecnologia de célula de combustível para ônibus de longa distância movidos a hidrogênio

Confira nossa página sobre este assunto se você quiser saber mais sobre nossos projetos de transformação da frota, incluindo aqueles possibilitados também pelas contribuições de nossos passageiros e passageiras.


Outros projetos que se tornaram realidade graças a essa contribuição climática:

  • 17 bicicletas e-cargo entregues a ONGs como Foodsharing, Cáritas e Tafel para distribuição de alimentos
  • 32 aulas de conscientização climática para crianças em idade escolar em toda a Europa
  • Um sistema de energia solar e um veículo híbrido plug-in para a Aldeia Infantil SOS em Sarajevo

Nós fazemos o que falamos!

Na Flix, também calculamos as emissões de viagens de negócios de todos(as) os(as) nossos(as) funcionários(as) em todo o mundo, contribuindo financeiramente para projetos climáticos em Ruanda e na Índia, bem como para o Fundo para o Futuro da Mobilidade. Veja o nosso próprio certificado de contribuição aqui.


A importância de unir forças: contribuímos juntos para a ação climática

Nosso objetivo é alcançar operações Net Zero até 2040 na Europa e até 2050 globalmente. Isso significa que pretendemos equilibrar o CO2 que liberamos na atmosfera com o CO2 que reduzimos e removemos da atmosfera.

Para buscar esse objetivo dentro de uma estrutura cientificamente reconhecida, nos comprometemos com a iniciativa Science Based Targets (SBTi) e apresentamos metas de curto prazo para a redução de emissões a serem alcançadas até 2032.
A SBTi validou essas metas de curto prazo em abril de 2024, reconhecendo assim que nossa estratégia está alinhada com as metas climáticas globais.

Nessa jornada rumo à descarbonização, seguimos uma estratégia climática holística que se baseia em três princípios: Evitar, reduzir e contribuir.

  • Ajudamos nossos passageiros e passageiras a evitar emissões de CO2, fornecendo-lhes soluções coletivas que têm um fator de emissão mais baixo por passageiro-quilômetro em comparação com outros meios de transporte****.
  • Aprimoramos a transformação da frota com combustíveis alternativos, de baterias elétricas a biogás, para reduzir as emissões de CO2 de nossas operações.
  • Apesar desses esforços, algumas emissões permanecem inevitáveis - por enquanto. E é por isso que cooperamos com passageiros, ONGs ambientais e partes interessadas do setor para que possamos contribuir para as metas climáticas globais juntos. Por um lado, unimos forças com parceiros industriais de primeira linha para possibilitar o aumento da escala de soluções de baixa e zero emissão para o transporte de longa distância. Ao mesmo tempo, contribuímos com nossos passageiros e passageiras e ONGs por meio de projetos de redução e remoção de carbono verificados de forma independente, que geram um impacto real, sem que sejam contabilizados em nossa própria meta de redução de CO2.

Como garantimos a credibilidade e a conformidade

Acreditamos que as contribuições climáticas devem atender aos mais altos padrões de transparência e responsabilidade. É por isso que seguimos os seguintes princípios:

  • Sem informações enganosas: não anunciamos viagens como "neutras em carbono" ou "neutras em relação ao clima" com base apenas em contribuições. Isso está alinhado com a lei de proteção ao consumidor da UE e com a futura diretiva de reivindicações verdes.
  • Somente projetos certificados: trabalhamos exclusivamente com a atmosfair, cujos projetos atendem a padrões rigorosos, como Gold Standard, UN CDM e Carbon Standards International para projetos de remoção.
  • Transparência total: todas as metodologias para cálculos de emissões, auditorias de projetos e impactos climáticos são documentadas publicamente e atualizadas anualmente.
  • Relatório de impacto: publicamos regularmente visões gerais de impacto em colaboração com a atmosfair, para mostrar como e onde suas contribuições são usadas.

Cada clique conta

Escolher a Flix já é um passo em direção a viagens com menos carbono. Faça uma contribuição climática e você ajudará a promover mudanças que vão além da sua viagem - apoiando comunidades, inovação e um futuro mais limpo para todos.


* Em média, viajar com a FlixBus na Europa, por exemplo, resulta em 27,8 gramas de CO2 emitidos por passageiro por quilômetro. Isso fornece o total de emissões da sua viagem quando multiplicado pela distância da viagem. Os fatores de emissão usados nessa análise foram derivados da análise Well-to-Wheel de 2021 realizada pela atmosfair. Temos o compromisso de atualizar os fatores assim que concluirmos uma nova análise de nossa frota. Essa abordagem abrangente considera as emissões durante todo o ciclo de vida de um combustível, desde sua extração (poço) até seu consumo (roda). As emissões Well-to-Tank representam o valor padrão para dísel descrito na norma europeia EN 16258. A parte das emissões do tanque até a roda foi calculada por passageiro-quilômetro, aproveitando nossos dados de consumo de combustível. Em seguida, os fatores de emissão calculados foram multiplicados pelas médias ponderadas de preço para economizar (por exemplo, 96,5%) e remover (por exemplo, 3,5%) uma tonelada de CO2 para determinar o preço por passageiro-quilômetro, que pode ser multiplicado pela distância da sua viagem para calcular o custo total da contribuição climática da sua viagem com base nas emissões.

** Consulte o relatório de validação disponível aqui: CDM-PoA-RCPV-FORM.

*** O Gold Standard foi estabelecido por organizações ambientais sob a liderança da WWF para garantir que os projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) realmente contribuam para o desenvolvimento sustentável. Ao aprovar e auditar projetos, dão atenção especial à medida em que os projetos contribuem para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

**** Para obter mais informações, consulte a Metodologia de Emissões Evitadas da Flix 2024